Grêmio de Roger devolve esperança ao torcedor

Em cinco jogos, três vitórias. A vitória sobre o bom time do Palmeiras – que vai crescer muito neste campeonato pela qualidade do seu grupo e de seu treinador – confirma a tendência de alta das ações gremistas na bolsa de valores do Brasileirão.

É inegável que existe a mão de Roger Machado nessa ascensão.

O resultado foi bom e a atuação do time também foi boa. O primeiro tempo foi sofrível dos dois lados. No segundo, os jogadores voltaram turbinados e o jogo ganhou em emoção. Situações de gol nas duas áreas.

O Palmeiras voltou mais ameaçador. O goleiro Thiago brilhou em dois cabeceios mortíferos, um deles à queima-roupa, para baixo. Imagino que quem tinha alguma dúvida sobre a qualidade desse jovem cria da casa a perdeu.

Aos 10 minutos, logo após esses lances de perigo, Maicon marcou seu primeiro gol com a camisa tricolor. O volante não estava muito bem, mas tudo mudou quando ele clareou o lance e chutou colocado fora do alcance do goleiro palmeirense. Maicon ganhou moral e mereceu os aplausos unânimes da torcida. Foi um dos destaques do jogo ao lado de Luan, Wallace, dos zagueiros e, principalmente, Marcelo Oliveira.

Desde o começo gostei desse jogador, que, ao contrário de muitos que estão por aí, nunca desiste de disputar a bola. Sem contar que tem boa técnica e sempre leva perigo ao adversários com suas arrancadas de trás. Marcelo cavou dois cartões amarelos e levou um, o que o deixa de fora do jogo contra o Avaí, sábado, 16h. E pensar que muitos pediam o jovem Júnior em seu lugar, inclusive xingavam Felipão de tudo por preferir M. Oliveira, um jogador que honra a camisa que veste.

Desde os tempos de Iúra que gosto de jogador assim, que joga por ‘um prato de comida’, só para repetir expressão usada por Dunga referindo-se aos colombianos que bateram a seleção brasileira.

Eu não sei aonde esse time comandado por Roger pode chegar. Ao título, com o material humano atual, impossível. Falta sem dúvida um atacante definidor. Por enquanto, os homens do meio de campo estão resolvendo, mas não será sempre assim.

Giuliano, que se mostrou imprescindível e por pouco não ficou de fora desse jogo de sábado, não vai decidir sempre. A direção gremista precisa agir rapidamente, sem deixar-se iludir pela boa sequência de Roger.

Agora, precisa ser um tiro certeiro. Teve mais sorte que juízo no caso envolvendo o atacante chileno Munoz. O sr. Rui Costa precisa melhorar sua pontaria.

Falando nisso, ainda levo fé em Braian Rodriguez. Ele entrou bem na parte final do jogo e por pouco não fez um gol. O problema dele tem sido exatamente esse: por pouco ele não marcou inúmeros gols. Ainda assim, acredito que, como acontece na vida de qualquer um, a hora da virada dele vai chegar. Ainda assim, por via das dúvidas, é preciso um definidor, um matador.

Por fim, a gente percebe que um time começa a ficar compactado, ajustado e seguro de si quando sobram elogios até para jogadores mais questionados, aqueles que a torcida quer ver longe. É o caso de Gallardo. Sei que ainda não é o lateral dos sonhos, mas ele está crescendo, pegando confiança. Vamos ver.

A conclusão é que, diante do material disponível, Roger está fazendo um ótimo trabalho.

Título no Brasileirão é quase impossível, mas na Copa do Brasil…

Aqueles que não acreditam, por favor, permitam-me sonhar.

DORIVA

Quando o Grêmio tentou Doriva e deu naquele carnaval todo protagonizado pelo fanfarrão Eurico Miranda, eu escrevi que não demorar muito o próprio Eurico mandaria o treinador, apesar de sua promessa de mantê-lo de qualquer jeito. O time do Vasco é muito ruim. 

Só escapará do rebaixamento por milagre. A informação é que toc-toc-toc Celso Roth vai assumir. Encrenca feia.

ARENA

A negociação iniciada por Fábio Kof finalmente está chegando ao fim. O Grêmio está próximo de assumir a gestão da Arena, resultado de um trabalho incessante e meticuloso do presidente Romildo Bolzan e seus companheiros.

A posse plena da Arena é fundamental, e urgente. O clube está fechando no negativo todos os meses.

AG/BEIRA-RIO

O mínimo que se espera, agora que a ‘construtora boazinha’ – como diz o RW – que reformou o Beira-Rio caiu na vala comum da Lava Jato, é que a imprensa gaúcha trate o assunto com o mesmo zelo e interesse que dedicou à operação OAS/Arena.

Inclusive colocando belas fotos do estádio colorado para ilustrar as reportagens.