Felipão está moldando um time competitivo

O Grêmio começa a ter um time titular. Ainda faltam alguns ajustes, mas depois da vitória por 2 a 0 sobre o Lajeadense e de sete jogos sem derrota, é correto concluir que Felipão está armando um time realmente competitivo.

A base da equipe está definida. Até quatro semanas atrás, eu só via três titulares: Marcelo Grohe, Geromel ou Erazo, e Rodolpho. Depois, um bando de promessas, jovens promissores, e jogadores medianos.

Marcelo Oliveira elegi como meu quarto titular. Hoje, ele abusou. Mesmo ocupando o lugar que alguns consideram de Júnior, ele mostrou que a posição no momento é dele. Participou ativa e decisivamente dos dois gols. Nada impede que Júnior com o passar dos jogos conquiste a posição.

Na lateral-direita, Matias Rodriguez está mostrando que pode ser o titular, e um titular convincente, confiável. Assim, temos a defesa completa. Aliás, a menos vazada do Gauchão.

No meio de campo, Ramiro, com seu jeito vibrante, participativo, humilde, bom no combate e eficiente nos passes, se encaminha para ser titular. Talvez Wallace, superior tecnicamente, acabe conquistando o lugar. No momento, Ramiro.

A segunda posição do meio de campo é de Maicon. Eu que questionei o investimento em mais um volante, admito que há volantes e volantes. Maicon é de uma classe superior. Titularíssimo.

Sobre Giuliano, a dizer apenas que ele foi fundamental nos três últimos jogos. Grandes atuações. É um meia que marca, articula, dribla e invade a área na hora certa, concluindo normalmente com precisão, como fez neste domingo.

Na frente, Braian Rodriguez faz o simples e está sempre presente na área. Não tem maiores pretensões, como um certo barco que hoje navega na China. Braian sofreu um pênalti – foi falta fora da área -, deu o toque para Giuliano fazer 1 a 0 e no segundo gol venceu pelo alto no meio de campo e cabeceou para Giuliano armar a jogada e concluir. Tudo com simplicidade.

Restam Douglas e Luan. Ambos ainda sob avaliação. A médio prazo imagino Douglas na reserva. Penso que há lugar para Lincoln nesse time. Além disso, Maicon já mostrou que também pode jogar como meia de articulação.

No jogo de hoje, Felipão foi sábio ao manter Luan quase até o fim, mesmo cansado e errando demais. Preservou o guri e o manteve em campo até como castigo pra ‘aprender a ser homem’. Felipão sabe o que faz.

Bem, o Grêmio já tem 9 titulares, além de boas opções em algumas posições.

INTER

Na 12ª rodada o Gauchão tem Grêmio líder com 23 pontos, seguido pelo Inter com 22. O Inter com um jogo a menos. O Ypiranga do Paulo Baier é terceiro com 20, também um jogo a menos.

Em Veranópolis, o time reserva colorado bateu o Veranópolis por 1 a 0. Jogo ruim de doer. Foi 1 a 0, gol de Taiberson pé-quente. Ele entra e normalmente faz o seu gol.

O técnico Diego Aguirre parece disposto a manter reservas no Gauchão, mesmo sem jogo pela Libertadores tão cedo.

É o planejamento, segundo ele. Vamos ver se esse planejamento resiste a uma derrota.