Agenda positiva e o fim da ilha da fantasia

Já no começo de dezembro, há mais de um mês, portanto, se minhas contas estão certas, setores da imprensa gaúcha anunciaram com pompa e circunstância a contratação de Arrascaeta.

“O investidor Delcir Sonda, o mecenas colorado, colocou mais um estrangeiro no Inter: Giorgian De Arrascaeta”, li num prestigiado site no dia 12 de dezembro, com ampla repercussão em todos os veículos.

Depois, o meia do Defensor, alçado a craque de uma hora para outra, ficou desembarcando em Porto Alegre. A continuar nesse ritmo, talvez ele chegue antes da ampliação da pista do Salgado Filho, outra novela que não tem fim.

Arrascaeta, de 20 anos, é apenas um de uma lista de grandes nomes – acreditando-se que esse jovem uruguaio é mesmo um grande nome, porque pra mim não passa de mais uma de tantas promessas que surgem como um cometa e somem sem deixar rastro – anunciados insistente e ufanisticamente pela mídia gaúcha.

Nesse período fiquei fora uns dez dias, por isso recorro ao meu amigo Adriano, que num comentário feito dias atrás lembrou os nomes que estariam sendo contratados pelo Inter.

LISTA DE REFORÇOS

Começo com o goleiro Jefferson, isso que o Inter tem um grande e jovem goleiro.

Para a zaga, a experiência de Lugano e a liderança de Henrique, um superado e outro realmente um nome respeitável que eu gostaria de ver no Grêmio.

Ah, o nome mais recente e igualmente poderoso é o de Rever, que estaria para desembarcar e vestir a camisa rubra rumo ao Mundial.

Na lateral-direita, problema crônico da maioria dos clubes, Patric, que na real tenho dúvidas se é capaz de resolver essa situação. Acabou desembarcando o glorioso Léo, que chegou dizendo que estava nos planos do Barcelona. Isso mereceu destaque no clicrbs durante dois dias pelo menos, na ‘capa’ do prestigiado site. É a tal agenda positiva. O Inter havia vencido a disputa com o Barça…

No meio de campo, começaram com a volta de Sandro, que deixaria o milionária futebol inglês para jogar aqui. Claro, Sandro não veio. Mas logo apareceu outro bom volante, o Nilton, que se destacou em 2012 no Cruzeiro e é realmente um bom reforço. Nada mais do que um bom reforço.

Para a meia, Montillo foi especulado, mas a ênfase sempre foi em Arrascaeta, que, a julgar pela insistência, deve vir mesmo.

Na frente, a lista é grande. Começa com a cereja do bolo, Fred. A cereja já apodreceu.

Depois e paralelamente, ‘vieram’ Taison, Rildo, Dudu, Guerrero e Hernane. Ah, agora a bola da vez é Vitinho, outra promessa não cumprida de craque.

Enfim, foi passada mais uma vez – e isso se repete anualmente – a ideia de que agora sim o Inter está montando um time capaz de grandes títulos.

O Grêmio poderia equilibrar um pouco esse jogo midiático, onde está perdendo de goleada, também ‘escorregando’ alguns nomes para a imprensa, que, ávida por notícias nessa época de seca, os lança sem vacilar. Ao menos a direção aumentaria um pouco a auto-estima dos gremistas, que ultimamente só ouvem falar em hambúrguer e picolé.

A fome é outra, é de títulos. Mas, tudo bem, são iniciativas importantes, assim como a rádio FM.

Fora a lista de jogadores, teve a relação de nomes poderosos para treinar o time neste ano de Libertadores. Acabaram ficando com a sétima opção, Diego Aguirre, que logo teve seu currículo submetido a um fotoxópi caprichado. Mas tão caprichado que ele virou ‘sósia de Marlon Brando’, segundo destacou o sempre ligado cornetadorw. Confiram.

ILHA DA FANTASIA

O  curioso é que ninguém em momento algum questionou a capacidade financeira do clube para tantos reforços de alto custo.

Hoje, dia 10, timidamente, é publicada em ZH a informação de que a nova direção colorada encontrou o clube em situação financeira pior do que esperava.

A ordem é cortar gastos, diz o colunista o Zini Pires, infelizmente não valorizando adequadamente a informação, que a o meu ver deveria  ser manchete do jornal. Afinal, até agora o Inter era um oásis de riqueza e prosperidade em meio à penúria que assola os outros clubes.

Zini revela, ainda, que o custo mensal do futebol colorado é de absurdos R$ 17,5 milhões – muito acima do que vinha sendo divulgado -, e arremata dizendo que a “a torcida não deve esperar grandes contratações”.

Espero ler/ouvir essa informação com a dimensão que ela merece.

Se for verdadeira, e não tenho dúvida de que é, ficará comprovado que boa parte da gestão anterior do clube – como sempre suspeitei – foi uma ilha da fantasia, nunca questionada devidamente pelos meios de comunicação, prevalecendo a ufanista informação oficial.