A base gremista e os falsos brilhantes

O Grêmio vai aproveitar o Gauchão para lançar/testar jovens atletas de suas categorias de base. Um melhor aproveitamento da base é uma unanimidade entre torcedores de todos os clubes, tanto pequenos quanto grandes.

Sempre defendi que entre contratar um jogador médio e aproveitar alguém formado no clube, de custo mais baixo e maior comprometimento, é muito melhor, e recomendável, investir na segunda hipótese.

Agora, se a intenção é boa, nem sempre os resultados são os melhores. Muita gente assiste aos jogos das diversas categorias, em especial a sub-20, e fica apavorada com o baixo nível da maioria dos jogadores. Não há nenhuma novidade. Sempre foi assim.

O time sub-20 do Grêmio acaba de ser eliminado do Brasileiro da categoria pelo Atlético/PR. O Inter havia sido eliminado na fase anterior.

É óbvio que sempre há um ou outro jogador que se destaca e que acaba sendo aproveitado no time principal. Raros são os que realmente brilham e que acabam conquistando a torcida e, claro, os empresários, sempre atentos aos talentos que surgem.

Aliás, hoje as verdadeiras pedras preciosas começam a despontar ali pelos 16, 17 anos. Vejam o caso de Lincoln, o guri do Grêmio que sonha em ser um novo Messi. É a faixa etária também em que surgem mais falsos brilhantes. O clube faz um contrato por 3 anos e o resultado não aparece. Faz parte. O sistema todo é perverso para os clubes, que investem muito dinheiro para bancar tudo isso. Mas todo sacrifício vale a pena quando desponta um jogador diferenciado, um craque. Tudo se paga.

Mas encontrar um guri realmente talentoso é mesmo muito difícil, ainda mais na categoria sub-20. A impressão que dá é quem não estourou antes, não estoura mais. É como pipoca com caruncho. Do sub-20, a maioria, quase a totalidade, não permanece. Isso não impede, porém, que mais adiante o patinho feio se transforme em cisne. Acontece.

Foi pensando nesse projeto do Grêmio de apostar forte na base nesse início de temporada, o que aplaudo com entusiasmo, que recuei um pouco no tempo.

Em 2008 e 2009, o Grêmio foi campeão brasileiro sub-20. Eliminou o Inter nas duas oportunidades. Lembro-me que vislumbrei alguns talentos entre os jovens gremistas.

Defendi o aproveitamento imediato de alguns deles, no que fui acompanhado por outros analistas aqui deste espaço.

Não achei a escalação completa do time de 2008, treinado pelo Julinho Camargo, mas encontrei alguns nomes.

Um dos destaques daquele time campeão sub-20 era Mithyuê. Tinha um volante muito bom, Paulinho, capitão do time. Outro que defendi. Os dois ‘sumiram’ do mapa. Gostei também do volante Bruno Renan, do meia Roberson e do atacante Rafael Martins. Insisti aqui em vê-lo no time principal. Nunca mais ouvi falar dele. E o glorioso Bruno Colaço?

Reproduzo trecho de matéria da ZH, dezembro de 2008:

“Do atual time Sub-20, todos na faixa etária entre 18 e 19 anos, pelo menos cinco jogadores são apontados como potenciais reforços já na pré-temporada: Roberson, o zagueiro Wagner, o volante Paulinho, o lateral-direito Thiaguinho e o meia Mithyuê, o ídolo do futsal de Chapecó e que está tentando a carreira no campo. O volante Thiago Dutra é outra aposta, mas, lesionado, está fora do torneio. Todos têm contratos longos com o clube e multas rescisórias na casa dos R$ 10 milhões”.

Em 2009, o bi campeonato. O time era mais ou menos esse: Busatto; Spessato (Fogaça), Saimon, Neuton e Dener; Felipe, Fernando (Gérson), Bruno Renan e Ricardo Maria (Sérgio); Bergson (Vinícius) e Alex (Everaldo). Técnico: Andrey Lopes.

Desses, apenas Fernando realmente teve e tem sucesso. E rendeu um bom dinheiro ao clube. Os demais estão aí no chove não molha. Saimon talvez ainda se afirme, embora considere isso muito difícil. O Neuton merece nova oportunidade como lateral-esquerdo. O Bergson, que muito defendi, é outro que vai seguir jogando em times médios, a não ser que aconteça algum milagre.

Então, é importante, é imprescindível investir e acreditar na base, mas que não se espere demais dessa gurizada.

De minha parte, se surgirem uns dois ou três jogadores de qualidade nessa safra de verão, já estará de muito bom tamanho.

PREVIDI

O jornalista, escritor e polemista de carteirinha, o José Luiz Prévidi está lançando mais um livro, o 11º livro. É o “A Porto Alegre Deles – Histórias de Famosos que Passaram por Aqui”. Ele explica:

– Poderia ter escolhido dezenas, centenas de personalidades que moraram na cidade ou que de alguma forma tiveram alguma relação com Porto Alegre. Mas escolhi apenas onze pessoas, que poderiam ser os primeiros dessa Calçada da Fama, mesmo que, em alguns casos, numa homenagem póstuma – explica Prévidi.
Deu um trabalho danado, comenta, porque na maioria dos casos não existe nada documentado e muito menos fotos. “Ainda bem que contei com os amigos, como o pesquisador Marcello Campos. Se não fossem as colaborações o livro não sairia. E alguns lances de sorte, como textos que ‘surgiram’ num momento de desespero”, lembra ele. E completa: E fundamental o apoio da Cia. Zaffari, na pessoa de Airton Zaffari.

Em ordem alfabética, os primeiros nomes da Walk of Fame do Prévidi:
Ancheta, Caetano Veloso, Elke Maravilha, Figueroa, Geraldo José de Almeida, João Gilberto, Noel Rosa, Paulo Coelho, Ray Charles, Richard Gere e Rubem Braga.

– Ótimo que as pessoas estranhem alguns nomes ou mesmo não identifiquem num primeiro momento. Mas todos têm histórias maravilhosas com Porto Alegre. Acreditem!
A Porto Alegre Deles – Histórias de Famosos que Passaram por Aqui” vai ser lançado no próximo 22 de dezembro, uma segunda, a partir das 18 horas, no Tapa’s Bar (Rua da República, 30 – Cidade Baixa – Porto Alegre).

– Como nas vezes anteriores, sem aquela irritante fila de autógrafos. Programe-se para uma simples happy hour: bater papo, dar risada e tomar e comer umas coisinhas. De quebra, tem o livro.

Estarei lá para comemorar com o Previdi e adquirir o livro, claro. Estão todos convidados.

Ah, mais detalhes no site: previdi.com.br

Quem não conhece não sabe o que está perdendo. Tem muita informação sobre jornalistas e jornalismo.