Grêmio, enfim, descobre a importância de um ‘sombra’

Todo grupo de trabalho tem de ser competitivo, tem de haver uma sombra. O Barcos sabe que, se não render, pode ser substituído. Ninguém tem lugar cativo.

A frase acima, publicada hoje num site, é atribuída ao diretor-executivo Rui Costa. É de rir e de chorar.

Não acredito que ele tenha descoberto isso agora. Assim, consciente de que as ‘sombras’ fazem parte, não entendo como é que ele não providenciou nesse tempo todo, de preferência ainda em tempo de inscrever na Libertadores recém finda (para o Grêmio) um atacante para disputar com Barcos. E, claro, alguém para a lateral-direita. Um meia articulador talvez fosse pedir demais.

Agora, é irritante ler/ouvir uma frase dessa saindo de um dirigente que já mostrou ser competente, mas que agora se revela perdido. Sem pai nem mãe, como se dizia nas barrancas do Rio Taquari.

Sobre as sombras, outra preciosidade do RC:

– Lucas Coelho é jovem e entra com força. O Kleber é de frente e uma senhora sombra.

Ele só pode estar de brincadeira. Está de gozação. Se Lucas Coelho tem esse moral todo com ele, RC, por que não é dignamente aproveitado pelo técnico Enderson Moreira, que vê o mundo desabar mas não saca Barcos para colocar o ‘jovem’ que ‘entra com força’, seja lá o que signifique essa última frase?

Ah, essa frase é de gargalhar: “O Barcos sabe que, se não render, pode ser substituído. Ninguém tem lugar cativo”. Não acredito que Rui Costa tenha dito isso, só pode ser invenção da reportagem. É muita cara de pau.

E Kleber? Sombra para Barcos? Olha, tenho a impressão que RC pensa que somos todos uns neófitos em futebol. Kleber gosta muito de trombar na intermediária e jogar pelos lados quando está bem fisicamente. Ele raramente aparece na área, menos até do que o titular.

O Grêmio precisa de uma camisa 9. Poderia até ser esse que lidera o quadro de goleadores do Brasileiro e que Rui Costa, entre outros, mandou em frente. Hoje, Marcelo Moreno, administrado adequadamente, seria muito útil.

Com Marcelo Moreno, o Grêmio talvez ainda estivesse disputando a Libertadores.

REFORÇOS

Matías Rodríguez parece que vem aí. O currículo é bom, passou por grandes clubes. Alguém aqui disse que ficou entusiasmado com os lances ofensivos do lateral no youtube.

Não sei se ele é bom, mas pior do que Pará não pode ser. Portanto, uma contratação a ser saudada. E conferida.

O que me intriga é que não tem ninguém disputando esse argentino com o Grêmio. Se ele fosse bom mesmo teria outros clubes na briga pelo passe.

Se eu fosse fazer um vídeo do Pará, eu o tornaria o melhor ala do planeta.

Ainda sobre laterais, eu traria de volta o Neuton, que hoje se destaca na Chapecoense.

Resta, ainda, torcer para que Tinga se recupere e receba chances – o que já é mais difícil.