Jeferson, destaque gremista na estreia

O jovem time do Grêmio estreou com derrota. Resultado previsível. Um time de guris recém saídos das fraldas contra um time maduro e acostumado com o gramado sintético dificilmente venceria. Agora, o empate talvez fosse mais justo. Talvez. O fato é que o Zequinha venceu por 1 a 0.

Mas o que mais interessa agora é saber se algum desses jogadores têm condições de assumir a titularidade do Grêmio ainda a tempo de dar alguma contribuição na campanha da Libertadores. É isso que interessa, ao menos para mim.

Não me preocupo com o título do Gauchão, que mais uma vez deve ficar com o Inter. O time colorado começou com vitória sobre o São Luiz, com direito a golaço do Winck. Já o segundo gol foi em impedimento. A arbitragem mantém sua rotina abaixo do Mampituba: ajuda o Inter. Sem querer, claro. Mas não resta dúvida de que o Inter mereceu vencer.

Sobre o time que o Mabília mandou a campo naquele calor infernal só um jogador realmente me impressionou: Jeferson. É um jogador moderno, tão moderno que não sei qual sua posição exata. Ele marca, puxa ataque e aparece para concluir. Tem força, velocidade, arranque, drible e joga com inteligência.

É claro que é uma amostra muito pequena, mas Jeferson merece ser melhor observado para subir já.

Mas há outros bons jogadores, como a dupla de área.

Os laterais Tinga e Breno levam jeito, mas ainda não me entusiasmam.

No meio, gostei também do Matheus Biteco e do Moisés.

Na frente, Everaldo fez um lance sensacional, ao driblar dois pela direita e cruzar para Mamute, que chegou atrasado até porque o cruzamento foi meio forte.

Enfim, o time todo é relativamente bom. Alguns até poderiam ser promovidos para figurar no grupo.

Já o Jeferson, até por suas características, precisa ser olhado com muita atenção.

Só não entendi por que o técnico Enderson não esteve no Passo d’Areia para prestigiar e observar a gurizada.