Edinho, Renato e as cadeiras fantasmas

Ainda intrigado com a contratação de Edinho, decidi buscar informações para saber por que a direção gremista decidiu investir no volante.

Além de ser um jogador questionado, Edinho já não é mais guri. Completa 31 anos em janeiro.

Diferente do que eu imaginava, o técnico Enderson Moreira não indicou o ex-volantão colorado. Foi informado e aprovou a vinda.

A decisão foi do núcleo forte da diretoria, a partir do entendimento que o Grêmio precisa mesmo de um jogador com o perfil de Edinho: liderança dentro de campo, capacidade de marcação e de ‘chegada’ na arbitragem.

Com Edinho, os dirigentes avaliam que os meias poderão ficar mais liberados para atacar, para chegar ao ataque sem tanta preocupação em marcar, como aconteceu neste ano.

Teremos, portanto, um Grêmio mais leve e atrevido do meio para a frente. Talvez com isso Barcos volte a ser goleador.

Nesse aspecto, passo a concordar – não que isso tenha alguma importância – com a contratação de Edinho, que está na origem de uma nova formação tática do time.

Contribui para a minha mudança de atitude em relação a Edinho o fato de que o Grêmio teve dois volantões de muita raça e dedicação quando foi campeão da Libertadores: China e Dinho.

É preciso ser considerado, ainda, que a troca de camisa de Edinho irrita e preocupa a maior dos colorados, da mídia e fora dela.

Fora isso, tenho uma quedinha por cabeça-de-área competente.

RENATO

Em minhas andanças, acho que descobri a verdade sobre a saída de Renato. Não foi só pelo dinheiro. Na real, o dinheiro ficou em segundo plano.

Renato aceitaria continuar por um salário mais próximo do teto do clube. O que mais pesou para o desacerto foi saber que não haverá grandes investimentos em jogadores diferenciados em função do custo.

Renato, então, lembrou que saiu meio chamuscado do Grêmio em 2011 porque não foi formado um time à altura da grandeza da Libertadores – Jonas inclusive foi embora.

O grande ídolo de parte da torcida gremista refletiu e concluiu: não vou me queimar de novo.

E partiu para outra.

ARENA

Coloquei no tuíter, sábado, uma informação que exclusiva – mais uma, a anterior foi a notícia sobre Marseredian – que será notícia nos próximos dias na mídia formal.

Sabem aquelas 1.400 cadeiras fantasmas? Pois o Grêmio, depois de uma árdua negociação com a OAS, conseguiu ressarcimento.

A empreiteira vai pagar R$ 10 milhões em troca das cadeiras prometidas e não entregues.

Quer dizer, aos poucos as coisas vão se ajustando.

WELLINGTON PAULISTA

Se o Grêmio amontoa volantes, o Inter amontoa centroavantes.

Juntando He-Man, Scocco e W. Paulista não dá um Leandro Damião da fase pré-propostas milionárias que nunca se confirmaram mas que abalaram o jogador.

Agora, W. Paulista é um perigo. Não tem jogo que ele não marque gol no Grêmio.