Grêmio vence e cala secadores do esquema de Renato

Cheguei a temer que o Grêmio ficasse um pouco abalado pela derrota contra o Santos. Afinal, é um time em formação e ainda não estabilizado técnica e emocionalmente.

Mas o Grêmio do técnico Renato Portaluppi segue surpreendendo os seus críticos, da mídia ou fora dela. Bateu o Flamengo por 1 a 0 e se mantém na ponta de cima.

Depois do advento do esquema com 3 zagueiros e 3 volantes, que tanto irrita e inquieta aqueles que acreditam no que está escrito no papel e desprezam o que acontece em campo – sim, são os teóricos, aqueles que não aceitam que um prático licenciado, como o Renato na visão deles, venha dar lições de estratégia em seus pares mais experientes, como o adorado e festejado ‘salve, salve’, Mano Menezes -, esta foi a vitória com menos gols.

E o gol foi de Pará, algo inimaginável para aqueles que firmam um conceito e não mudam de pensamento nem diante dos fatos. E quais são os fatos?

A verdade, a doce verdade para quem quer o melhor para o Grêmio, é que Pará está crescendo. Como todo o time, Pará está ganhando confiança, acreditando mais em si mesmo. Tenho destacado a evolução de Pará desde o Gre-Nal. Tenho escrito isso. A cada jogo ele mostra que tem qualidades além daquela de ser um guerreiro, um abnegado, participativo.

No jogo anterior, contra o Santos, ele acertou uma bola na trave em bela jogada individual. Hoje, um gol de falta ao melhor estilo Elano. Acho até que o goleiro vacilou, mas o que importa é que foi gol e que Pará está desabrochando. Mais um crédito para Renato.

Sei que aqueles que são mais arrogantes, orgulhosos, que não tem humildade para mudar de opinião mesmo diante de fatos, vão insistir em meter pau no Renato. Ou vão silenciar agora à espera de uma derrota, que, inevitavelmente, irá acontecer, até porque não se vence sempre, ainda mais numa competição em que as equipes são muito parelhas e os jogos se decidem nos detalhes.

Eu também gostaria de ver o Grêmio dando show, mas isso não acontecia nem no tempo de Felipão, ou já esqueceram de vitórias extraídas a fórceps?

Gostei do comentarista da SportTV, nem sei o nome dele, mas ele em poucas palavras disse o que os comentaristas gaudérios não conseguem admitir, nem reconhecer, muito mais por preconceito em relação a Renato e ao time gremista, do que por ignorância futebolística.

Segundo o comentarista, que não é da aldeia, por supuesto, o Grêmio tem 3 volantes, mas todos eles chegam à frente com velocidade e alguma qualidade, e além disso tem dois laterais que se somam rapidamente ao ataque, onde estão Barcos e Kleber, ambos de bela atuação mais uma vez, apesar dos gols perdidos pelo argentino.

Então, resumindo: o Grêmio com esse esquema – realista e pragmático – não deixa de ser ofensivo. Com a vantagem de dificilmente levar gol, assim como o Corinthians, meu favorito ao título agora ao lado do Cruzeiro.