O técnico preferido de Koff

Baixou o bicho carpinteiro em mim nesta terça-feira, dia seguinte ao anúncio de que Luxemburgo será o timoneiro na travessia do mar agitado e traiçoeiro do Brasileirão.

Inquieto e intrigado, fui atrás de algumas informações sobre o Grêmio e suas circunstâncias – parafraseando a dupla de atacantes da seleção espanhola da década de 50, Ortega y Gasset.

Brincadeirinha à parte, o fato é que saí por aí fazendo perguntas para algumas pessoas que vivem nas entranhas do clube e também nas adjacências.

Na verdade, depois de três anos – ou serão quatro? – voltei a dar uma de repórter.

Mas por que isso, logo agora? Por dois motivos, um deles é que um velho conhecido dos tempos de reportagem me telefonou dizendo que o Jairzinho, aquele, o furacão da Copa de 70 e descobridor de Ronaldo Fenômeno, queria um contato do Damião.

Jairzinho seria portador de uma proposta milionária pelo atacante colorado. Quer dizer, mais uma proposta ‘milionária’ sem fundamento, pensei com meus botões, meus melhores conselheiros, até porque não me contestam. Bem, passei o contato do procurador de Leandro Damião.

Sei, vão me chamar de traidor. Tudo bem. Mas eu tenho certeza de que o Inter mais perde do que ganha se vender Damião. Além disso, se o negócio for concretizado eu tenho a garantia de que darei o furo.

E nada mais atiça um repórter, mesmo aposentado, do que a possibilidade de um furo, ou seja, a notícia exclusiva, muito diferente do que alguns com mente mais bagaceira podem estar pensando com um sorriso maldoso.

É claro que não levo essa história a sério. Tanto que a estou contando aqui, o que poderá fazer com que Jairzinho passe a receber inúmeros telefonemas aqui do Sul e aí o meu eventua furo – repito, notícia exclusiva, em primeira mão – vai para o espaço.

Bem, acho que isso mexeu comigo. Fui atrás de informações sobre o Grêmio.

Vou revelar agora, nas linhas a seguir, a principal delas. Talvez vocês todos a conheçam e eu vou ficar aqui de marido enganado, o último a saber. Talvez vocês achem graça e saiam por aí rindo da minha cara.

Não importa. Vou informar agora quem o presidente Fábio Koff queria para treinador.

Quem pensou ou murmurou ‘Felipão’, como eu fiz, errou.

Também errou quem disse Mano, Renato e – toc-toc-toc – Celso Roth. Nenhum deles.

O técnico dos sonhos – ou pesadelos – de Koff antes de sucumbir diante da avalanche pró-Luxemburgo – da qual eu e mais meia dúzia não participamos – era…

Tchan, tchan, tchan, tchaaaaannnnn…

Dunga!

É claro que hoje o técnico preferido dele é Luxemburgo.

A FICADA

Acreditem, o Conselho de Administração não participou da decisão sobre a ‘ficada’ de Luxemburgo.

Nem o atuante e onipresente – em termos de mídia – Nestor Hein foi consultado.

Não sei se um ou outro dos seis vices não irá pedir desligamento.

Mas sei que há descontentamento.

FOGUETE

Custou caro ao Grêmio o foguete ou sinalizador ou rojão jogado no Gre-Nal por um irresponsável, um criminoso, no último Gre-Nal do Brasileirão passado, aquele em que o Grêmio foi incompetente para vencer o Inter mesmo tendo dois jogadores a mais.

O Grêmio vai estrear no Brasileiro fora de sua casa, sábado.

Além do mais, terá de ressarcir a OAS. Sabem por que? Porque os gênios que colocaram aditivos sem consultar os conselheiros aceitaram uma cláusula dizendo que o clube terá de indenizar a empreiteira com determinado valor a cada jogo que não puder ser disputado na Arena.

Agora, imaginem se outros irresponsáveis cometerem desatinos e a Arena for interditada por mais jogos.

Não, é melhor nem imaginar.

CRIS

A folha de pagamento do Grêmio hoje é de 8 milhões de reais por mês.

A ideia é baixar esse valor para no máximo 6 milhões.

Portanto, haverá muitos negócios em seguidinha.

Ah, Cris, pelo que soube e ainda custo a acreditar, vai receber novas oportunidades.

Já Marco Antônio vai exibir seu exuberante futebol em outro lugar.

NOVO FILME

Nosso Spielberg gaudério acaba de lançar outro vídeo pra atazanar a mídia:

A briga de Zini com Luigi. Não percam:

http://www.youtube.com/watch?v=LOT6-8CRoHw