Futebol e a ansiedade dos torcedores

Há quem considere a ansiedade o mal do século, deste século, pra deixar bem claro. É que cada vez mais nos acostumamos a viver em velocidade. Se a internet demora alguns segundos para abrir parece que o mundo vai desabar. E as sinaleiras, ou semáforos, quando ficam com aqueles ‘intermináveis’ 30 segundos no sinal vermelho?

E a namorada que demora tanto pra atender o celular, o que estará fazendo? Às vezes é melhor nem saber…

No futebol, não é diferente. A temporada nem terminou e já tem torcedor querendo reforços. Não acredita que há um trabalho silencioso, nos bastidores, cauteloso, até para evitar concorrência maior.

O que eu ouvi de gente reclamando da direção do Grêmio é algo absurdo. Claro que em boa parte das reclamações havia um componente político. Onde está o craque do cofre?, cobravam com insistência, afirmando que o multicampeão – gosto de usar essa expressão porque sei que ela irrita alguns ansiosos -Fábio Koff praticou estelionato eleitoral.

Cobraram mais do Grêmio, porque é o único no Estado que tem uma competição realmente importante começando em seguidinha. Mas sobrou também para o Inter, que entrou agora num processo de desmanche para se recompor dentro de um padrão que certamente é ditado por Dunga.

Li hoje que William, um volante excelente que o Flamengo negociou porque ele havia sido afastado por Luxemburgo, deve ser contratado pelo Inter. Se não é especulação ou desejo, realmente é um reforço de qualidade para o lugar de Guinazu.

Tempos atrás li que o Grêmio queria o volante Adriano, do Santos. Outro jogador muito bom. Mas Muricy, que não é bobo, não libera.

Surge agora a chance de contratar Marcos Assunção, que não fica no Palmeiras. Ele viria pelo salário, algo em torno de 250 mil conforme se anuncia, um valor que sobe para 350 assim que ele pisar no Salgado Filho, suspeito eu. Quando ele chegar na Arena ou no Olímpico já estará passando dos 400 mil. Futebol é dinâmico.

Agora, melhor ainda é essa notícia de que Marquinhos, ex-Flu e atual Roma, está quase contratado. Está aí um meia de qualidade, um jogador eclético, natural de Passo Fundo. Tem 26 anos. É um bom alguém mais novo. Ele me lembra o Giuliano, mas posso estar enganado.

Falta um segundo atacante de qualidade. Sem contar um lateral-direito que resolve – Maicon – e pelo jeito também um lateral-esquerdo. Não levo fé no Fábio Aurélio, embora torça por ele.

O fato é que os ansiosos da praça, azuis ou vermelhos, estão ficando mais tranquilos, respirando mais pausadamente, coração em ritmo mais lento. Já não suam frio e cospem fogo.

Futebol é assim também, dinâmico, mas tem o seu tempo para as coisas acontecerem.

Como tudo na vida.

PÁGINA POLICIAL

O Clicrbs coloca como destaque em sua página mais um episódio envolvendo os tais líderes da torcida Geral.

Espero que o jornal Zero Hora de amanhã, que certamente vai dar pelo menos uma página ao assunto, coloque esse conteúdo na editoria de polícia.

Denúncia de invasão domiciliar seguida de agressão é matéria policial, não esportiva.

Eu penso que a Arena e o Grêmio não podem mais ser prejudicados com essa história que há muito tempo virou mesmo caso de polícia.