Quem precisa de zagueiro?

Quem ainda sonha com um grande zagueiro no Grêmio neste ano, pode acordar.

O presidente Paulo Odone, durante recepção à delegação juvenil que conquistou um importante título na Alemanha, afirmou no final da manhã que o clube descarta a contratação de zagueiro, defendendo que o grupo já dispõe de bons jogadores para a zaga.

Até umas duas ou três semanas, essa declaração soaria como uma agressão, uma afronta ao bom senso, um absurdo. Hoje, já me inclino a concordar com a decisão da direção, com aval, por certo, do técnico Luxemburgo.

Não tenho dúvida de que se não houvesse tantas carências na equipe, o Grêmio buscaria um zagueiraço, talvez voltasse a insistir com Lugano. Ou mesmo o Naldo legítimo.

Ficou mais uma vez comprovado que um zagueiro razoável cresce se houver um sistema defensivo eficiente. Vale também o contrário: não há zagueiro bom que resista a uma proteção ineficaz, vulnerável.

No Inter, Moledo e Índio sem a blindagem de sempre penaram contra o Flamengo, e o time levou três gols, com participação decisiva dos dois zagueiros. Índio cometeu um pênalti após um lance ridículo, e Moledo conseguiu perder uma dividida para Vágner Love no lance do terceiro gol.

Com a proteção de Fernando, Souza e Léo Gago, que não joga grande coisa, mas se posiciona bem defensivamente, a dupla de zaga está indo bem, e não importa quem jogue. Isso é fundamental. Não importa quem jogue. Até Naldo cresceu. Soube que Grolli está se destacando nos treinos – é um baita zagueiro em formação – e o Saimon está pronto para entrar e não sair mais.

Diante disso, o Grêmio prioriza a contratação de dois laterais, mais um ou dois meio-campistas e um atacante de velocidade. Palavra de Odone. E aí o grupo do Brasileirão estará completo.

Já o grupo da Copa do Brasil é o que está aí. Felizmente, Kleber está voltando. Se Júlio César também retornar para enfrentar o Palmeiras, e MA finalmente for para a reserva, começarei a considerar o Grêmio favorito.

TÍTULO

A gurizada do juvenil voltou com um caneco da Alemanha. Venceu de forma invicta a Raiffeisenbank Vorallgäu Cup, torneio disputado na cidade de Amtzell. Grêmio foi o único representante brasileiro convidado para participar da competição que reuniu os clubes Hannover/ALE, Fortuna Düsseldorf/ALE, Rapid Viena/AUS, Legia Varsóvia/POL, Borussia Mönchengladbach/ALE, Memmingen/ALE e FC Saint Gallen/SUI.

Yuri Mamute foi o goleador gremista, com cinco gols. Espero estar enganado na avaliação que fiz dele até agora.

NILMAR

Não tenho dúvida de que o Inter vai contratar Nilmar. Durante o Cadeira Cativa, com a participação do Luigi, há uns 20 dias, senti que o presidente colorado estava determinado a contratar o atacante. Sabia detalhes do negócio e das intenções do jogador. No mesmo programa, ele praticamente descartou Lúcio, e também o Neto, do Guarani. O Inter vai pagar 8 milhões de euros, número divulgado por Luigi na ocasião.

Resta saber se o dinheiro virá da venda de Damião, ou se vai aparecer de novo um investidor amigo.