Fé no Luxemburgo

Saí do programa Cadeira Cativa, na Ulbra TV, com a melhor das impressões do Vanderlei Luxemburgo. Quem assistiu ao programa apresentado pelo Reche deve ter sentido o mesmo.

Eu sempre vi o Luxemburgo como um sujeito arrogante e esnobe, mas o cara que conheci me pareceu muito simples, simpático, sempre disposto a ouvir, e que não deixa nada sem resposta. É enfático na defesa de suas ideias e convicções. Enfim, um cara para sair e tomar umas cervejas na maior camaradage. (ah, depois do programa conversamos sobre as minhas cervejas.

Durante a propaganda do slicer mix, enquanto a apresentadora descrevia as maravilhas do aparelho e falava em batatinha frita, o Luxemburgo sorriu e disse baixinho que caía bem uma cervejinha naquela hora.

Eu estava disposto a fazer alguns comentários e perguntas sobre a má qualidade do time, especialmente do meio de campo, mas na conversa que tivemos antes ficou claro que pensamos da mesma maneira. A diferença é que ele não pode expor seu pensamento verdadeiro a respeito do time que a direção lhe entregou. Tem que defender seus jogadores.

Agora, as ações dele mostram que ele sabe onde está pisando e o que falta para o time. Perguntei sobre o Pará e o Werlei, e disse que a torcida espera reforços de mais qualidade, em especial para o meio de campo, que é muito fraco.

Ele disse que não comenta isso publicamente, mas ficou claro que Alex, que ele adora, é a bola da vez. Cogitei do Zé Roberto, campeão com ele pelo Santos. Mas ele nada comentou. Senti que o Alex vem aí. Outro que pode vir é o zagueiro Alex Silva. Ele revelou que gosta muito do Uéliton, zagueiro do Flamengo.

Quer dizer, Luxemburgo está usando sua influência para trazer jogadores importantes. O time será qualificado.

Se o Grêmio não ganhar nada agora -Copa do Brasil ou Brasileiro- terminará o ano com um elenco muito caro e uma herança terrível para quem assumir o clube.

Mas estou levando fé no Luxa. Pronto, me entreguei.

Já nem me incomodo que no próximo jogo, contra o Ceramica, terá o pior meio de campo do Grêmio nos últimos anos:

Fernando, Marquinhos, Léo Gago e Marco Antônio.

Sei que isso vai durar pouco tempo.