A 'decisão' e o Grêmio/2012

Alguém mais distraído pode imaginar que o jogo entre Inter e Fluminense decide o campeonato. É tamanho o destaque que a imprensa ‘falada, escrita e televisada’ dá para a partida que eu mesmo já começo a desconfiar que dali sai o novo campeão brasileiro, quando na realidade são dois aspirantes à vaga na Libertadores de 2012.

Não é pouco, principalmente para os clubes que podem no máximo figurar na Sul-Americana, e mais ainda para aqueles que tem como objetivo máximo neste momento continuar na primeira divisão.

Uma semana cheia, sem rodada na quarta-feira, obriga as redações a serem ‘criativas’. Afinal, há páginas em branco a serem preenchidas e horários nas emissoras de rádio e de TV esperando por notícias, comentários e debates.Então, como o Grêmio já não disputa mais nada, sobra o rodapé.

Sei que alguns ainda acreditam que o Grêmio possa conquistar uma vaga na Libertadores. Entre eles, contraditoriamente, estão muitos que consideram o técnico Celso Roth incompetente, para dizer o mínimo e manter um certo nível aqui no boteco. Se Roth é tão ruim, como alguém pode sonhar com vaga na Libertadores, ainda? Hora de acordar para a realidade.

E a realidade é o ‘planejamento estratégico’ para o próximo ano. No ano passado, apesar de eleita em outubro, a atual direção não fez grande coisa. Seu maior movimento foi a midiática tentativa de contratar Ronaldinho. Pior que eu cheguei a apoiar a tentativa. Podem rir. Acreditei que Ronaldinho queria mesmo voltar para se reconciliar com o seu passado. Por mais que o tempo passe, continuo sendo um sonhador, um ingênuo.

Como diz a poesia de Olavo Bilac, muitas vezes me pego tentando ouvir as estrelas. ‘Ora, direis, ouvir estrelas!’.

É por ser assim que ainda acredito na contratação de Kleber, o anunciado primeiro grande reforço para armar um grande time para 2012. Já faz uns 15 dias que esse negócio vazou. Aliás, vazou fácil demais. Eu, além de tentar conversar com as estrelas, não canso de ver chifre em cabeça de cavalo. Será que é só mais um lance pirotécnico da direção gremista?

O fato é que está demorando demais. Se o negócio não sair, será um tempo perdido. Penso que a direção deveria investir em outros jogadores paralelamente, mas com mais discrição, sem fanfarronice. Parece que querem dizer:

“Vejam, o time que a gente montou esse ano não ganhou nada, mas vejam o que nós estamos preparando, vejam só.Nós merecemos um voto de confiança”.

Por falar em voto, se tivesse eleição no Grêmio neste ano eles veriam qual a resposta da torcida.

ROBÔS DE CHUTEIRA

Grêmio, o time sub-20, enfrenta o Lajeadense às 17h, no Olímpico. Depois, tem Grêmio e Atlético-MG, lá em Minas. Quem tiver paciência e alto nível de tolerância que fique quase quatro horas diante da TV.

Eu vi o time da gurizada em Lajeado. Fiquei decepcionado. Gostei, com algum entusiasmo, apenas do Biteco. Habilidoso, rápido, atrevido, ousado. Os outros todos me passaram a impressão de robôs de chuteira. Entre eles até pode ter um ou outro que mereça uma chance no time principal, não duvido. Talvez eu resista a mais um jogo dessa gurizada. Talvez.

WINK BEER INFORMA

O MAZEMBE DAY se aproxima: reserve já as cervejas MAZEMBIER e KIDIABA para festejar o primeiro aniversário do grande dia.

Contato: ilgowink@gmail.com

Ah, participe do MAZEMBE DAY, O BLOG. Conte o que vc sentiu no dia 14 de dezembro de 2010.

Vamos eternizar esse momento. Não se esqueça, eles fariam o mesmo.

Aguarde, vem aí MAZEMBE DAY, O LIVRO, com as melhores histórias publicadas no blog.