Grêmio não tem obrigação de vencer

“O Grêmio tem a obrigação de vencer.” Esta é a frase que mais tenho lido e ouvido por aí, principalmente nos meios de comunicação.

É um peso enorme jogado sobre um time irregular, desentrosado, que está sendo formado em meio a um campeonato (repetindo erros do passados).

Aqui de trás da minha mesa no boteco eu declaro:

– O Grêmio NÃO tem obrigação de ganhar. Quem tem essa obrigação é o Inter, com seu time entrosado, suas estrelas e seu goleador admirável.

A obrigação dos jogadores é basicamente uma: dar tudo de si pela vitória, e mais um pouco. Jogar com raça, bravura, altivez, dignidade. Que honrem a camisa que vestem, a tradição e a grandeza do clube.

É essa a obrigação do Grêmio no clássico: jogar a morrer, orgulhando sua torcida. Se a vitória não acontecer, faz parte. O que não é aceitável é ver um só jogador que seja mostrando desinteresse, frouxidão, medo.

Cabe ao técnico Celso Roth e a sei mais quem dirigir-se aos jogadores dessa forma. Não cobrando ou exigindo vitória, mas empenho.

Entrar em campo obrigado a vencer um time forte como o do Inter é jogar um peso que esse time no momento não tem condições psicológicas de suportar.

O que a torcida quer, e ela quer a vitória, lógico, é ver um Grêmio digno, buscando o gol com valentia, nunca se intimidando dentro de sua própria casa.

O Grêmio pode até perder, faz parte do jogo, mas não pode nunca , se encolher perante sua torcida.

Já escrevi antes: nome por nome, no papel, na biografia, os dois times se equivalem. E isso já ficou demonstrado nos clássicos deste ano.

O Inter é o favorito. A obrigação de vencer é dele. Não do Grêmio.

Afinal, qualquer que seja o resultado, ainda há um longo caminho pela frente. Além de outro Gre-Nal.

Agora, que uma vitória neste domingo vai elevar a auto-estima gremista, que anda ao nível do rodapé ou do meio-fio da calçada, não resta a menor dúvida.

Já uma derrota dentro do Olímpico vai deixar tudo como está há muito tempo aqui por essas bandas: o Inter olhando o Grêmio de cima.

CONVOCAÇÃO

O texto a seguir é de Thiago Brum, do Blogremio, que reúne dezenas de abnegados blogueiros gremistas:

IrmãosTricolores:
Faz tempoque nosso clube vem cruzando um caminho tortuoso e desafiador. Não é novidadepara ninguém que muito já sofremos nas mãos de pessoas ora despreparadas, orairresponsáveis na hora de administrar nosso tão amado Grêmio. Atualmente,estamos apenas pagando o preço por isso.
No entanto,nós do BloGrêmio estamos mobilizados para este Grenal que acontecerá no próximodomingo no Olímpico. Queremos um Grêmio forte, aguerrido e bravo enfrentandocom gana e muita vontade nosso principal adversário histórico. Não, nãoqueremos botar panos quentes sobre a atual gestão, assim como não o fizemos coma gestão passada e não faremos com a futura. Queremos, SIM, chamar a torcida doGrêmio, a VERDADEIRA MAIOR TORCIDA DORIO GRANDE DO SUL, para empurrar o time rumo a uma importante vitória.Precisamos recuperar posições no Brasileirão e isso só ocorrerá quando nossos11 representantes em campo virem que estamos mobilizados e lutando junto com eles.
Se vocêquiser, faça seu protesto! Mostre sua inconformidade! Porém, durante os 90minutos que o time estiver na cancha peleando, que todo nosso grito seja deapoio ao time. Vamos mostrar a todos que nossa inconformidade maior é com qualquerresultado que não seja a VITÓRIA.
É hora denós torcedores sermos os protagonistas da reação do Grêmio. Vamos novamentemostrar aos nossos adversários que nossa torcida tem o poder de tornar nossotime imbatível dentro do Olímpico.
Venha com agente! Vamos lotar o Monumental! Vamos ajudar nosso Grêmio a se reerguer!Esqueçam por ora os dirigentes. Eles apenas ESTÃO dirigentes. Logo passarão. NósSOMOS Gremistas. Nós temos o poderde mudar! E que esta mudança comece neste domingo.
Pra cimadeles, Grêmio!